top of page

Passagem do Espetáculo “CAZUMBA – A FORÇA DO BABAÇU” enche as praças de municípios da baixada maranh

  • Foto do escritor: EMA - EMA
    EMA - EMA
  • 21 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Os municípios de Cajarí, Mirinzal e Central do Maranhão foram palco de momentos de emocionantes com o espetáculo que divulga o valor da Reforma Agrária para o Maranhão

A passagem do espetáculo “CAZUMBA – A FORÇA DO BABAÇU” lotou a praças nos municípios de Cajarí, Mirinzal e Central do Maranhão . A primeira parte da turnê promoveu apresentações nos municípios da baixada maranhense entre os dias 18 e 20 de setembro e segue agora para a região sul do estado, onde se apresentará nos municípios de Itinga do Maranhão, Açaílândia e Amarante.


O espetáculo que tem como objetivo a formação de platéia para o teatro ambiental tem como eixo norteador da obra a divulgação do papel da reforma agrária e o desenvolvimento de um processo criativo capaz de fazer emergir o sentimento de pertencimento dos assentados da reforma agrária ao espaço que conquistaram com luta e que agora precisam preservar para as novas gerações.


O elenco é composto por 24 jovens filhos de assentados da reforma agrária no Maranhão. São jovens de 14 diferentes assentamentos distribuídos em 10 municípios do estado. A Associação Educação e Meio Ambiente – EMA contou com a Associação Cidade da Criança, organização com sede na Bahia, para trabalhar o processo de pesquisa, preparação do elenco e direção do espetáculo.


A passagem do espetáculo pelos municípios da Baixada mostrou o poder mobilizador da arte: “para nós é uma honra levar arte e reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente para a Baixada, celeiro de riquíssima produção da cultura popular que espelha a relação entre o homem e a mulher maranhense com o campo, a natureza. Nosso espetáculo conta com muitas referências dessa região tão importante do nosso estado e a receptividade do público reforça a certeza da EMA de que a arte é um potente espaço de experimentação de novas possibilidades de conviver, uns com os outros e com o espaço ao redor”, comenta Maria Elisabeth Detert, presidente da EMA.


Após estrear em Pirapemas, na noite de sábado (16), o espetáculo chegou à Cajarí na noite de segunda-feira, 18. Praça lotada e diversas expressões de elogios por parte de autoridades locais marcaram a noite que contou ainda com a presença de membros do assentamento Bacuri 1, assistido pela EMA por meio do convênio de meio Ambiente firmado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). “Para nós foi fabuloso porque é no âmbito do convênio de Meio Ambiente com o INCRA que esse espetáculo foi proposto e ter a presença da comunidade que foi assistida por nós ao longo de todo o convênio foi uma demonstração de que a prefeitura de Cajarí de fato entendeu nossa intenção: promover o diálogo entre a cidade e o campo, fazer com que essas duas realidades se encontrem e se reconheçam parte de toda a dinâmica que constrói uma cidade. Isso é fundamental para nós.”

Já no dia 19 o elenco e a equipe técnica seguiu para Mirinzal, onde apresentou o espetáculo mais uma vez com praça cheia e contando com a presença de uma representante do setor de Meio Ambiente do INCRA, Anida Dominici Soares.

No dia 20 a apresentação foi em Central do Maranhão, onde esteve presente Maricelma Arouche Maciel dos Santos, secretaria de educação do município representando a administração local e mais uma vez Anida Soares como representante do INCRA, que expressou seu desejo de que o espetáculo servisse à população local como espaço de reflexão e sensibilização para uma urgente mudança de postura no trato com os bens naturais.


Dona Honorata Araújo , mãe da jovem Eliedna Araújo Nascimento que integra o elenco representando o assentamento Abelardo Ribeiro situado em Central, comentou a emoção que era assistir a filha no palco e receber o espetáculo em seu município: “é mágico, eu nunca imaginei viver isso!”.


 
 
 

Comments


Procurar por tags

EMA 2017

End: Avenida Antônio Ribeiro, Bairro Companhia, Zona Rural, nº 2, CEP

65460000, Pirapemas – Maranhão

Tel: 55 98 9 84024009

E-mail: associação.ema@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page