I Seminário Internacional Agricultura Familiar e produção de alimentos
- EMA - EMA
- 25 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Realizado no dia 9 de novembro de 2016, o I Seminário Internacional Agricultura Familiar e Produção de Alimentos aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Luzia do Paruá e contou com um vasto público, composto por assentados, técnicos e intercambistas alemães.
Com uma programação diversificada, o evento contou com a fala da coordenadora do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-MA), Laurilene Muniz, que versou sobre a Política Nacional de Reforma Agrária e fez expôs os percusos históricos que gestaram essa política. Para falar à respeito da experiência da agricultura familiar em assentamentos da reforma agrária na Região do Alto Turi, Maria Elisabeth Detert expôs os dados da experiência da Associação Educação e Meio Ambiente (EMA) em suas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Em seguida, o professor Dr. Christoph Gehring, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal do Maranhão tratou acerca dos desafios para a agricultura familiar frente à um cenário mundial de aumento populacional e maior concentração em áreas urbanas, e necessidade, portanto, de aumento também na produção de alimentos. O coordenador do grupo de agricultores alemães e padre da Diocese de Münster, Bernd Hante, contou ao público presente sobre a experiência da Agricultura Familiar na Alemanhã.
O Seminário, promovido pela Associação Educação e Meio Ambiente enquanto entidade contratada pela Superintendência Regional do INCRA o Maranhão para prestar serviços de ATER foi possível graças à parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Luzia do Paruá (STTR) e se mostrou um espaço qualificado para troca de experiências de realidades muito distintas mas que fazem parte de um extensa rede de agentes envolvidos na produção de alimentos e têm muito a ganhar com essas trocas e reconhecimentos.
Comments